11.6.12

Ficha técnica

INÊS
Idade 26 meses e meio
Dicção já se faz entender muito bem e até já diz "PORRA" (quem será a culpada?!?). Canta os Parabéns, o balão do do João, o pau ao gato e muito mais...
Locomoção anda e corre lindamente, trepa tudo
Rotina Acorda imperetrivelmente às 7h30m da manhã, só dorme uma sesta à tarde (3h e meia), come 5 vezes por dia e está numa ama durante a semana.
Alimentação Bebe um biberão de leite até à última gota mas faz fita para tudo o resto (acaba por comer). Se for petisco, "marcha" bem!
Brincadeiras adora parques infantis com escorregas, adora bolas, já não liga tanto a livros a não ser que lhe leiam, adora a sua cozinha.
Amigos  a Ema, a Francisca, o Diogo, a Joana e a Luísa. O Tomás Fonseca e a Tis (Beatriz).
Mimo é muito meiga mas estilo gato (só enquanto está para aí virada...) Gosta de cócegas no pescoço atrás e de festinhas nos pés. Usa chuxa e fralda (pano) para dormir apenas.
Higiene já não usa fralda durante o dia e pede para ir à casa de banho fazer xixi e cocó (nem sempre faz o que pede). Quando está a brincar e muito entretida tem de ser um adulto a obrigá-la senão há desastre. Quando há desastre chora e pede a chuxa e a fralda (pano) - necessidade de conforto?!?
Outros dados
Gosta de subir ao banco da cozinha para ver o que se passa em cima da bancada.
Já aprendeu a andar à traulitada com o irmão - não mede as forças e adora provocá-lo.
No dia em que foi visitar a escola para onde irá, já lá ficava por vontade própria.

TOMÁS
Idade 14 meses
Dicção diz olá, tatá (já está), mamã, papá, papa e pouco mais. Canta muito!
Locomoção apesar de já ter dado uns passos sozinho, ainda não ganhou coragem para andar sem ajuda. Já quer trepar tudo porque para trepar tem a ajuda das mãos. Corre a casa encostado a objectos e paredes.
Rotina Acorda por volta das 8h da manhã, dorme a sesta de manhã e à tarde, come 5 vezes por dia e está numa ama durante a semana.
Alimentação Come pouco mas rápido. Bebe 100mL de leite de manhã mas tudo o que for de colher "marcha" melhor. Adora pão, tostas e bolachas.
Brincadeiras brinca muito com a irmã, gosta de coisas pequenas (copos, talheres) mas ainda põe tudo na boca. Liga todos os brinquedos que têm som (tem muito jeito para a música).
Amigos  embora goste de brincar com outras crianças, a grande paixão são os crescidos: os avós, os tios, a mãe e o pai.
Mimo é muito ternurento, adora encostar a cabeça aos crescidos e fingir que dorme. É agarrado à chuxa q.b.
Higiene ainda usa fralda.
Outros dados
Diz adeus como quem diz "Mais ou menos"
Quando está furioso, puxa o cabelo da irmã e diz ãããããããããããããã
Estranha as pessoas nos primeiros 10 minutos e já revela ter a falta da perninha do X (XX, XY) - muito agarrado à mãe.

Sem comentários: