5.4.13

Acabou-se a mama!

Caros amigos e familiares,

cá estou eu - a Sofia - aos 52 dias de vida para vos dar novidades sobre este belo espécime de 51,5cm e 4,050kg.

Como para a maioria dos portugueses, também para mim "ACABOU-SE A MAMA!".
Primeiro foi a da esquerda e há cerca de 4 dias "mandei a baixo" a da direita também. Quem dera ao povo do nosso país conseguir fazer o mesmo ao governo!

Desde os 15 dias de vida que - para além da mama -  como suplemento a todas as refeições.
Na primeira consulta com a pediatra depois de ter alta da maternidade, para além dos 100g que tinha perdido após a nascença (que é normal), tinha perdido mais 200g. A mãe decidiu então que só mama não estava a resultar e começou a enfardar-me à grande!
O resultado está à vista, com pouco menos de 2 meses já estou com mais 4,5cm e 1,370kg de ternura.

Como dizem os livros da especialidade: "o filho mais novo é habitualmente o mais mimado"; eu não sou excepção! Embora os meus pais gostassem que as regras fossem as mesmas, a realidade é que agora para além dos avós, tios, amigos, etc… também tenho dois irmãos que não gostam de me ver chorar e sempre que podem tentam calar-me - seja com a chuxa, dando-me atenção ou enchendo-me de mimos. Pessoalmente eu adoro, mas por isso mesmo, faço mais fitas do que eles faziam com a minha idade. No cômputo geral não deixo de ser uma criança calma, que dorme e come bem e que não tem dado chatices.

Estou cada vez mais desperta para a vida. Já sigo as pessoas com os olhos mas ainda dou a sensação que não vejo bem - parece que vejo apenas vultos, jogos de contraste (luz e sombra) e ainda tenho o olhar meio alheado.
Já sorrio quando falam comigo num tom calmo e já tenho refegos nas pernas! A roupa já me fica razoavelmente bem… até já me vestiram um vestido à menina!
Estou a ficar careca em cima e com penteado à padre - aliás igual ao que aconteceu aos meus irmãos! Não entendo como é que numa família tão ateia, nascem 3 crianças que se assemelham a padrecos… queres ver que no discurso também lhes sai um "axim em bez de assim"!

Consigo estar 6/7horas sem comer mas é entre as 21h e as 3h da manhã; os meus pais ainda não conseguiram alterar o horário para evitar que haja "turno da noite".
Tem sido o meu pai a dar-me o biberão por volta das 3h da manhã, depois a mãe dá o das 6h ou 7h. Os meus irmãos acordam por volta das 7h15 e por isso já não se dorme mais nesta casa depois disso.
É uma algazarra conseguir ter o Tomás e a Inês vestidos e comidos, o pai de banho tomado e as coisas todas preparadas para sair. A sorte é de facto a mãe ficar em casa e poder orientar tudo o que fica por fazer...

Nesta casa, como em quase todas onde há bebés, a comida come-se fria! Os meus biberões calham habitualmente no horário das refeições e por isso raramente conseguimos sentar-nos todos à mesa em simultâneo.
Estou a beber cerca de 7 biberões por dia - como é de imaginar, não havia mama que desse para isto tudo! As mamas da minha mãe, apesar da sua generosa dimensão, sempre foram muito pobres para alimentar crianças - deve ser de ela não beber água!!!

A mãe está profundamente apaixonada pela relação que eu e os meus irmãos temos; apesar dos contratempos, das "pancadinhas de amor", das birras, etc… a verdade é que é muito giro e ternurento ver-nos aos 3 juntos. Enchemos a casa e só deixamos os crescidos respirar quando estamos todos a dormir.

A Inês fez 3 anos a semana passada, mas como calhou a uma segunda feira, os pais fizeram apenas uma pequena festa na escola dela e um jantar para a família. O Tomás (que faz 2 anos para a semana) também terá algo semelhante este ano.
Quem sabe para o ano há mais paciência, dinheiro e disposição para se fazer uma festa grande como a Inês já teve...

Como é habitual, junto envio umas fotografias para ilustrar tudo o que conto em cima.
(não, não tenho nenhuma das mamas da mãe!)

Obrigada a todos pela atenção dispensada e um beijinho a multiplicar por 5
dos SLIPT ou LIPTS (como preferirem)

Sem comentários: