18.1.13

Lá fora chove e eu cá dentro sofro uma seca às 32 semanas!


Amigos e família, Olá!

Sim, sou eu novamente, a Sofia que há muito não dava notícias. Tenho andado tão ocupada nas voltas e reviravoltas no útero da minha mãe que me tenho esquecido de vos informar sobre a minha existência de 32 semanas.

Não tem sido fácil mas a mãe com o seu andar à pinguim já está melhor de uma grave ciática que teve durante o mês de Dezembro. Foi complicado fazer as compras de Natal e a festa com tamanhas dores, mas sobrevivemos. O ar da mãe era de tal forma que na rua as velhinhas lhe davam prioridade e passagem nas mais diversas ocasiões - deviam achar que se não o fizessem arriscar-se-iam a ajudar no parto ali mesmo no elevador, passadeira ou alfalto. Mas não, apesar do enorme tamanho da barriga (que é como quem diz, do estado balofo da mãe), o problema não era eu estar para nascer mas sim as dores nas pernas que tinha.

Entretanto esta questão resolveu-se e o facto de estarmos de baixa em casa e a descansar, facilitou na recuperação: muita vitamina B e suplemento de sofá, e finalmente as pernas já funcionam. Agora o problema é a falta de preparação física aliada ao tamanho da barriga, tudo cansa!

Ontem voltei a fazer uma ecografia com a pessoa que viu os meus irmãos ao vivo e a cores pela primeira vez - o Dr. Repas Gonçalves. As notícias não são as melhores mas tudo se há-de resolver: Parece que há uma "fuga na canalização", que faz com que eu tenha pouco líquido no aquário. Isto pode causar problema daqui até ao final da gestação e por isso tenho de andar vigiada de semana a semana ou de 15 em 15 dias. Estima-se que não venha a ser uma gravidez de termo. Vamos esperar as 35 semanas e a partir daí, ao mínimo sinal de alarme, venho ver a luz do dia.

A mãe gostaria que pelo menos as 36 semanas (em que já tenho o reflexo da sucção) fossem cumpridas, e como tal temos de estar deitadas tanto tempo quanto possível. Não estamos obrigadas a estar na cama a toda a hora mas sempre que tivermos possibilidade, em vez de sentadas ou em pé, deitamo-nos - agora é que vai ser engordar a valer!!!

De resto tudo está normal. Estou com 1,945kg, sou uma miúda gira com cara de bebé (viu-se muito bem na ecografia) e mexo-me o tempo todo. Dá mesmo a sensação que não durmo nada!

Em relação aos meus irmãos, já fui absolutamente aceite; ambos já falam de mim como um dado adquirido. A Inês já esclarece toda a gente que tudo o que é para dividir entre os irmãos, tem de ser dividido por 3. O Tomás já interiorizou que vai ter duas manas - e se lhe perguntarem como se chamam, o primeiro nome é sempre o meu: Sofia Neto dos Reis!

Já agora conto uma conversa que a Inês teve com a mãe no outro dia:

Inês: Mãe, a Sofia é minha amiga?
Mãe: Sim Inês, aliás vais perceber que ao longo da tua vida, os melhores amigos que vais ter serão sempre o Tomás e a Sofia.
Inês em conversa com diversas pessoas: A minha amiga Sofia...
As outras pessoas: amiga da escola ou lá do prédio?
Inês: nãaaaooooo, a minha amiga Sofia da barriga da mãe!!!

Sem comentários: